segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ciberespaço

O ciberespaço é um universo das redes digitais. É uma dimensão da sociedade em rede. É um espaço que não é físico. O mundo interconectado e tomado pelas mídias eletrônicas. Cada um conectado forma toda a rede. É a comunicação digitalizável coberta de informação, agilidade, interação, comodidade e inovação.
"Atualmente, Ciberespaço e Internet se tornaram sinônimos, o motivo é muito simples: é especialmente na rede que grande parte das características do Ciberespaço se manifestam. Se tornam quase uma coisa só ou a mesma coisa. É na Internet que torna-se mais visíveis os fluxos informacionais que acontecem pelo mundo, destituídos de fronteiras e independentes de posições geográficas. Embora a Internet seja sua maior representante até agora, o Ciberespaço independe da rede para existir: uma prova disso é que muito antes do advento comercial da rede, já em 1984, o livro Neouromancer de Willian Gibson, trazia consigo o termo "ciberespaço" (ou cyberspace). Assim, a trama informacional construída pelo entrelaçamento de meios de telecomunicação e informática, tanto digitais como analógicos, em escala global ou regional, como telefones convencionais, telefones celulares, rádio, televisão; infraestrutura de cabos de cobre, fibras óticas, ondas de rádio ou satélite, organizados em redes locais, globais, tendo seus terminais de comunicação ou suas informações gerenciadas por computadores, forma o Ciberespaço" (Duarte, s/d).
Matéria publicada no site www.universia.com.br no artigo de Fábio Oliveira Nunes que é professor universitário de computação gráfica e webdesigner e doutorando em Artes pela USP.

Nenhum comentário: